ENEM - LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA, LÍNGUA ESTRANGEIRA, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA, LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS), ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA     E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


MATÉRIAS A SEREM ESTUDADAS: 




• Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação:
 


  1. modos de organização da  composição textual; 
  2. atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais – públicas e privadas.



• Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade :

  1. performance corporal e identidades  juvenis; 
  2. possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; 
  3. mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual;  
  4. exercício físico e saúde; 
  5. o corpo e a expressão artística e cultural; 
  6. o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; 
  7. práticas  corporais e autonomia; 
  8. condicionamentos e esforços físicos; 
  9. o esporte; 
  10. a dança; 
  11. as lutas; 
  12. os jogos; 
  13. as brincadeiras.



• Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e  cidadania:

  1. Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade. 
  2. Teatro: estrutura morfológica,  sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. 
  3. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da  obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. 
  4. Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto  da comunidade, as fontes de criação. 
  5. Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a  partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas  produções estéticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.




• Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção  de textos:


  1. produção literária e processo social; 
  2. processos de formação literária e de formação nacional; 
  3. produção de textos literários, sua  recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; 
  4. relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional;  
  5. elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira; 
  6. associações entre concepções artísticas e  procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; 
  7. articulações entre os  recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; 
  8. representação literária:  natureza, função, organização e estrutura do texto literário; 
  9. relações entre literatura, outras artes e outros saberes.



• Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos:

  1. organização da macroestrutura semântica e a articulação entre ideias e proposições (relações lógico-semânticas).




• Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa:


  1. formas  de apresentação de diferentes pontos de vista; 
  2. organização e progressão textual; 
  3. papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação  entre usos e propósitos comunicativos, função sócio comunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o  texto.




• Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação linguística:


  1. uso dos recursos linguísticos  em relação ao contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de  formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; 
  2. uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação  das sequências dos textos ou a construção da microestrutura do texto.



• Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social:

  1. o texto literário típico da cultura de massa:  o suporte textual em gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; 
  2. os recursos linguísticos e os gêneros.

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