domingo, 28 de maio de 2017

ENEM - LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA, LÍNGUA ESTRANGEIRA, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA, LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS), ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA     E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


MATÉRIAS A SEREM ESTUDADAS: 



• Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação – modos de organização da  composição textual; atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais – públicas e privadas.



• Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade – performance corporal e identidades  juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual;  exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas  corporais e autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte; a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.


• Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e  cidadania – Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro: estrutura morfológica,  sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da  obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto  da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a  partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas  produções estéticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.



• Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção  de textos – produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos literários, sua  recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional;  elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e  procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; articulações entre os  recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; representação literária:  natureza, função, organização e estrutura do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.



• Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos –  organização da macroestrutura semântica e a articulação entre ideias e proposições (relações lógico-semânticas).



• Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa – formas  de apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação  entre usos e propósitos comunicativos, função sócio comunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o  texto.




• Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação linguística – uso dos recursos linguísticos  em relação ao contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de  formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação  das sequências dos textos ou a construção da microestrutura do texto.



• Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social – o texto literário típico da cultura de massa:  o suporte textual em gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros.

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